Vai Viajar? Planeje!

abril 21, 2015


Sem dúvida viajar é um dos melhores investimentos que podemos fazer, na vida. Quem não gosta de sair da rotina em que vive, conhecendo novos lugares, novas pessoas, novas paisagens, novos sabores (sim! a culinária local é também fonte de conhecimento e lembranças)... Tudo que há de bom no seu destino de viagem? Enfim, explorar, experimentar e conhecer, é sempre gratificante, pois são essas coisas que nos enchem de lembranças e enchem também nossos álbuns de viagem (redes sociais pros mais modernosos hahaha) com fotos que contam o quanto aquela viagem foi maravilhosa para nós.  

Bom, eu penso assim. E pensar, nesse caso, é preciso. Não posso conhecer todos os lugares que desejo, apenas de impulso. Não tenho como fazer as malas e dizer: "Tchau família. Estou indo.". Inviável para mim e para muitos que conheço. Mas nada é impossível quando se faz um planejamento antes. Meus caros, despesas de viagens vão além de passagens e hospedagem. Pense e coloque no seu planejamento, alimentação (comis e bebis), passeios turísticos locais, transporte local e (porque não?) comprinhas. 

Comece seu planejamento escolhendo o destino e a data que deseja viajar e quantos dias você quer ou pode ficar no local. O ideia é que você disponha de fim de semana para viagens regionais ou feriados prolongados para viagens mais longas. Agora, se seu objetivo é uma viagem internacional, planeje tudo para seu período de férias. Decido o destino e a data, é hora de contar o dinheiro que se tem para realizar a viajar. Esse é um fator importante. É encima desse valor que você vai planejar o restante (passagens, hospedagem, alimentação, transporte...).  

Viagens nacionais ficam mais em conta (você não vai precisar comprar dólar, pense assim e sorria) e tem como cortar gastos. Eu por exemplo, sempre que vou para São Paulo (SP te amo, sua linda!), uso transporte público apenas quando muito necessário. Gosto de caminhar, então fica fácil me deslocar a pé. Isso significa um gasto menor. Me hospedo em hostel, um que já conheço a anos e que tem uma localização boa, o que me permite deslocamento fácil e rápido para toda parte. E incorporo fast-food na minha alimentação. Como já conheço os valores, por serem meio que tabelados em todo território nacional, tenho como saber quanto vou gastar. Claro, que não me alimento apenas disso durante minha estadia no local.

É interessante também, você por no papel todos os locais que quer conhecer naquela localidade e traçar um mapinha de onde ficará hospedado e onde ficam esses locais que quer conhecer. Assim saberá onde vai e como chegará até lá, a pé ou usando algum meio de transporte. Use metrô ou ônibus para se deslocar, isso  também reduzirá os gastos. 

Bom, é óbvio que existem outras formas de tornar sua viagem mais em conta. E não mencionei aqui, pois falei tendo como referência a minha experiência pessoal que pode te servir ou não. E você pode me contar o que faz para tornar suas viagens baratas. Ok?




  • Share:

You Might Also Like

0comentários