CAMISETA | DE COADJUVANTE A PROTAGONISTA

16.10.16

camiseta preta estampada



A camiseta é peça indispensável no guarda-roupa de qualquer pessoa, em qualquer classe social, ideologia ou gênero. Seu uso é bem democrático, veste crianças, jovens e idosos. E uma de suas marcas, é ser unissex

Nascida para ser apenas roupa de baixo, usada para proteger a camisa do desgaste e das inconveniências da transpiração, a camiseta não surgiu das aspirações de uma época ou das criações de um estilista. Mas se firmou como peça chave nos guarda-roupas de gerações e gerações. É símbolo de expressão na arte, no cinema, na música, na política e na moda. 

A praticidade e o conforto fazem com que essa peça paire sobre a moda. Enquanto outras peças permitem variações em suas formas, a camiseta segue eterna. Consegue ser clássica na maneira que se apresenta, mas permite a criatividade no modo de ser. 

Ela pode ser usada de várias formas, com quase todo tipo de roupa – jeans, saia, short – e transita por lugares elegantes acompanhada de um bom blazer.A camiseta não navega as mudanças de tendências, não vai e volta à moda. Ela simplesmente permanece, sobrevivendo as tendências da estação. Permitindo milhares de produções. 

Sua simplicidade conquistou o público e o mundo da moda.


S Ó  P R A  V O C Ê  S A B E R

E TIRAR ONDA COM OS AMIGOS


Filminhos onde a camiseta fez suas primeiras aparições NO CINEMA. Lembre-se que existem outros. Aqui estou citando apenas 3 (três), ok?

  • "Aconteceu Naquela Noite" – Quem vestia? O personagem de Clark Gable, ano 1934 
  • "Juventude Transviada" – Quem vestia? O personagem de James Dean, ano 1955 
  • "Uma Rua Chamada Pecado" – Quem vestia? O personagem de Marlon Brando, ano 1951 

NA MÚSICA destacamos dois caras que transformaram a camiseta em trajes de roqueiros

  • Bob Dylan, fotografou para a capa do seu disco: Highway 61 Revisited trajando uma camiseta por baixo de uma jaqueta no ano de 1965 
  • John Lenon, trocou o famoso visual engomadinho dos Beatles pelo trio camiseta, jean e tênis 

NA POLÍTICA, o uso teve início com ativistas do movimento nuclear e militantes que se solidarizavam com as lutas do Terceiro Mundo. Em destaque, famosas palavras de ordem que estamparam camisetas mundo afora. 

  • "Bang The Bomb" – Inglaterra, ativistas movimento nuclear 
  • "Hand Off Cuba" – EUA, solidarização com as lutas do Terceiro Mundo 
  • "Make Love Not War" – EUA, contra a guerra do Vietnã 
  • "Dietas Já" – Brasil 


  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Nossa, gostei. Achei interessante as curiosidades. Não sabia de nada hahaha. To até pesquisando sobre os filmes aqui (adoro filmes antigos).
    Bjs

    Sintonia Fitness | Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Legal saber algo novo que já é nosso velho conhecido, né? Quando iniciei a pesquisa me encantei com tudo que fui descobrindo. Bom, fico bem feliz por você ter gostado. E também sou fã de filmes antigos. Vou até fazer uma série aqui a esse respeito. Obrigada, pela visita. Beijos.

      Excluir
  2. Adorei esse post. Não sabia de nada que postou, muito interessante! Só uso camisetas praticamente, então realmente foi uma reviravolta. Faz um post com dicas de filmes antigos como esses que você comentou <3

    www.rosastenue.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaynara. Que bom que você gostou. Faço sim. Gosto de filmes antigos e tenho boas indicações pra passar. Obrigada pela visita. Beijos.

      Excluir
  3. Não conhecia a origem da camiseta! Bem legal. Eu gosto bastante, é muito prática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Praticamente só uso camisetas, por isso me despertou a curiosidade em saber sobre a origem delas. Beijos

      Excluir
  4. A famosa camiseta é minha melhor amiga quase sempre. Simples, classica, elegante, moderna, etc. Ela é tudo isso e muito mais, uma unica peça capaz de criar diversos looks e esbanjar na criatividade.

    Post muito bom amiga <3
    Beijos,
    Bluelline

    ResponderExcluir